FANDOM


Blu

Infobox-Blu-2

Tyler "Blu" Gunderson
Informação gerais
Filme em destaque Rio
Rio 2
Curta metragem
Video games Multiplayer Game
Angry Birds Rio
DS Version
Vozes Bandeiras-EUA  Jesse Eisenberg
Bandeiras-Afiliados-Português do Brasil  Gustavo Pereira
Informação de personagem
Espécies Ararinha-azul
Gênero Masculino
Pseudônimos Bicho de Estimação
Penas/Cabelo/Cor de pele Azul escuro
Olhos Castanhos
Amigos Jade (companheira)
Bia (filha)
Carla (filha)
Tiago (filho)
Eduardo (sogro)
Mimi
Roberto
Linda
Tulio
Fernando
Rafael
Nico
Pedro
Luiz
Inimigos Nigel
Marcelo
Armando
Tipa
Mauro
Chefão
Destino Vivo
Citação "Eu não sei voar!"

Blu (Tyler "Blu" Gunderson) é o protagonista de Rio e Rio 2. Dentre outras produções da linha Rio.

Blu é uma Ararinha Azul nascida no Rio de Janeiro mas que cresceu num ambiente doméstico dos Estados Unidos. Préviamente acreditado ser o último macho da espécie. Ele foi criado por Linda desde filhote e até completar 15 anos. Então viajou para o Brasil para encontrar Jade, e "salvar a espécie". Passou então a morar no Brasil. Em Rio 2, viaja junto com Jade e seus três filhos para morar na Amazônia.

Biografia

Rio

Blu é visto pela primeira vez, em um ninho vazio dentro de uma árvore oca. Despertado pelo canto dos seus companheiros aves, Blu dança junto com eles. Observando alguns filhotes próximos voando pela primeira vez, Blu tenta voar mas não consegue.
Bebê Blu1
Ele cai no chão e é capturado por contrabandistas assim como outras aves. Blu é enjaulado, colocado em um avião, e exportado como ave exótica. Na viagem, a porta do caminhão que transportava sua caixa acaba abrindo devido ao motorista não prestar atenção ao semáforo, a caixa contendo Blu cai nas ruas de Minnesota. Uma jovem, de nome Linda Gunderson, encontra a caixa. Linda promete cuidar da Ararinha, mais tarde, nomeando-o "Blu". Ao longo dos próximos 15 anos, Blu e Linda se tornam melhores amigos, morando em uma livraria na cidade. Um dia, um ornitólogo chamado Tulio Monteiro chega à livraria onde Linda trabalha, informando-lhes que Blu é o último macho de sua espécie, e que deve se mudar para o Rio de Janeiro para que ele possa acasalar com a única fêmea restante para sua espécie ser salva. Blu e Linda ficam relutantes no início, mas concordam em fazê-lo.
Uma garota

Quando eles chegam no Rio, Blu encontra Pedro e Nico, que lhe dão algumas dicas sobre como atrair uma fêmea. Blu é levado ao Centro de Conservação Ambiental e é posto na gaiola de Jade. Quando ele a vê, ele imediatamente se apaixona. Ele tenta seguir os conselhos de Pedro e Nico, mas Jade está mais interessada em escapar do cativeiro. Blu e Jade são então capturados por um menino chamado Fernando, que os leva a um grupo de contrabandistas. Lá eles encontram Nigel, que se torna seu grande inimigo. Blu e Jade conseguem escapar dos contrabandistas, mas ficam acorrentados entre si por uma corrente nos pés. Blue então começa uma grande aventura no Rio de Janeiro para se libertar da corrente e reencontrar sua dona Linda.

DNA

Eles então se deparam com Rafael, que se dispõe a ajudar, levando os dois para encontrar com seu amigo Luiz, que pode quebrar a corrente. Ao descobrir que Blu não sabe voar, ele tenta ajuda-lo a aprender, mas Blu morrendo de medo, acaba escorregando e caindo, junto com Jade. Eles acabam pegando uma carona, e depois, encontram Nico e Pedro, que os levam para dançar no Clube do Samba. Durante a festa, Blu nota que Jade começa a olha-lo diferente, dançando à sua frente. Eles chegam perto de se beijarem, porém são interrompidos por Mauro e bando de saguis que, a mando de Nigel, quer captura-los. Eles conseguem fugir e pegar o bondinho, onde novamente, Blu sente-se próximo de Jade, e tenta flertar com ela, mas ele não se da muito bem, e acaba se engasgando com uma folha. Ao chegarem até Luiz na oficina, eles descobrem que ele é um buldogue que saliva em excesso. A ideia de arrebentar a corrente com uma cerra da errado, mas a saliva de Luiz liberta os dois.

Jade e Blu14

Blu e Jade acabam brigando quanto ao fato dele não saber voar. Jade voa para longe e é capturada por Nigel. Blu, junto com os outros, passa pelo desfile para salva-la, mas também é pego. Eles são levados por um avião que os contrabandistas usarão para carregar os animais contrabandeados. Blu consegue libertar a todos, mas não tem coragem de saltar. Jade quebra a asa numa briga com Nigel, e Blu consegue se livrar dele, fazendo com que ele passe pela hélice do avião, destruindo suas penas. Então, Jade, não podendo voar, cai do avião, e Blu se joga para tentar salva-la. Os dois caem em queda livre e, quando Jade o beija, ele consegue voar e a salva. Os dois se casam e têm 3 filhotes, Bia, Carla e Tiago.

Rio 2

Blu, Jade e seus três filhotes, Carla, Bia e Tiago, levam uma vida domesticada feliz no Rio de Janeiro.
LFBlu1
Mas Jade começa a temer que as crianças não saibam viver como aves de verdade.

Blu não gosta da ideia, mas para agradar a Jade, eles embarcam em uma aventura na Floresta Amazônica. Ao chegar na Amazônia, eles encontram a família de Jade, seu pai Eduardo, sua tia Mimi, e seu amigo de infância Roberto, que deixa Blu com ciúmes. A tribo das Ararinhas Azuis então dá uma festa de boas vindas a Jade, que dança com Roberto. Todos cantam "Você Chegou", mas Blu acaba se sentindo excluído, e com ciúmes. Depois da festa, Roberto sugere que a família fique no seu ninho, e Blu faz objeção, porém Jade topa.

No dia seguinte, Eduardo tenta ensina Blu o modo de viver da floresta, mas ele tem dificuldade para se adaptar. Ele também sente que não pode competir com Roberto por Jade, e numa tentativa desesperada para provar-se capaz, ele busca a comida preferida de Jade, castanha do Pará, na floresta.
Mimi
Blu acaba entrando em território das Araras Cangas sem querer, e acidentalmente fere Felipe, o líder da tribo. Irritado, Felipe declara guerra às Ararinhas, e marca encontro no Poço Sem Fim, para decidir que tribo fica com o pomar inteiro de castanhas.

Para tentar consertar isso, ele entra no jogo de futebol das tribos, e acaba marcando para o oponente. Depois de uma discussão com Jade, ele percebe que precisa abandonar para sempre sua vida doméstica.

Blu então se dirige ao acampamento de Linda e Tulio na Amazônia, e é seguido por Roberto, que acaba achando que ele está do lado dos humanos.
Ararinhas
Os dois são surpreendidos por lenhadores destruindo a floresta e Roberto congela de pânico, Blu salva sua vida e ajudando as ararinhas a se livrar dos humanos. Assim, ele acaba finalmente ganhando o respeito do pai de Jade.

Eles então decidem morar na Amazônia, e Jade promete à Blu que eles passarão os verões no Rio.

Personalidade

Atrapalhado, Blu se dá muito bem na sua zona de conforto, mas encontra grandes dificuldades para ir além disso. Inteligente, gosta de ler, brincar, andar de skate, e assistir ao Animal Planet. Ele aprecia a companhia humana e objetos feitos por humanos. Um tanto medroso, Blu não gosta muito de arriscar, e prefere fazer as coisas do jeito que conhece. No início apresenta dificuldades para se adaptar a um ambiente não doméstico, mas ele também tem força de vontade, se empenha em aprender.

Aparência

Blu tem penas azul escuras, com o pescoço estufado na parte de traz, e 3 penas pequenas arrepiadas da cabeça. Seu bico é grande lembrando mais uma Arara Azul (Anodorhynchus hyacinthinus) do que uma Ararinha (Cyanopsitta spixii). Ele tem uma parte pelada na cara, típica de Araras, e seus olhos são marrons.

Relacionamentos

Linda

Linda e Blu3
Ele foi criado por Linda desde que era um bebê. Eles são melhores amigos, e Blu é muito apegado a ela. Dividindo uma rotina, Blu e Linda eram inseparáveis. Eles tem um aperto de mãos especial. Quando passa a morar no Santuário, ele tem a liberdade para ser uma arara livre, mas ainda manter contato esporádico com Linda. Quando a família se muda para Amazônia em Rio 2, Blu tem que tomar a difícil decisão de deixar sua vida doméstica para trás. Porém, é mencionada a possibilidade de que ele volte a visitá-la nos verões.

Jade

Click
Jade e Blu começam se estranhando, vindo de pontos de vista opostos. Porém, eles acabam se afeiçoando um ao outro e se tornam um casal. Os dois passam a morar juntos e construir uma família no Santuário. Em Rio 2, Blu e Jade entram em certos conflitos quanto a crianção dos seus filhos (ele preferindo uma vida mais doméstica, ela, uma vida mais natural para aves). Porém, Blu está disposto a fazer grandes sacrifícios por Jade, deixando de lado tudo que ama e se esforçando ao máximo para se adaptar a vida na selva, e ainda impressionar seu pai Eduardo.

Tulio e Fernando

No começo Blu acha Tulio muito estranho, e não gosta de como ele o joga no chão ou o obriga a entrar na gaiola de Jade. Mas no final, Blu aceita ele e Fernando em sua família com Linda, e todos passam a morar no Santuário que eles abrem no Rio. Eles passam a morar juntos e se dão bem.

Telhado

Rafael, Nico, Pedro e Luiz

Blu fica amigo de todos os que o ajudaram. Rafael o ajuda dando dicas sobre como lidar com conflitos familiares. Blu confia em Rafael para tomar conta de seus filhos, mas nem tanto em Luiz, ficando preocupado quando pensa que eles estão sob seus cuidados.

Nigel

Blu se assusta com as intimidadas que Nigel da nele. Mas quando a hora chega, ele consegue enfrenta-lo para salvar Jade. Depois disso, Blu nem percebe Nigel ou leva a sério suas investidas quando os dois acabam cara a cara. Blu diz que ele não precisa ser assim, mas Nigel insiste em tentar agredi-lo. Blu se recusa a participar disso e se afasta. No final, ele vê Nigel ser levado por Gabi.

Bia, Carla e Tiago

Ele é um pai orgulhoso e cheio de mimos, quer tudo que uma vida doméstica pode oferecer para seus filhos. Porém, quando Jade insiste, ele aceita a Amazônia por eles.

Eduardo

O relacionamento de Blu com o pai de Jade começa complicado. Blu não consegue esconder seu jeito domestico de ser, e Eduardo não tolera afeição com humanos. Porém, Blu se dedica à impressiona-lo, e, quando seus conhecimentos humanos são úteis, ele consegue ganhar seu respeito.

Mimi

Mimi é gentil com Blu, e o recebe de braços abertos na tribo.

Roberto

Apesar de trata-lo bem e ser hospitaleiro, Roberto desperta em Blu grandes ciúmes. Blu fica muito desconfortável a seu redor e em ver sua família se dar bem com ele. Inseguro quanto a si mesmo comparado a ele. No final, Blu acaba salvando a vida de Roberto e se impõe sobre ele no seu momento de pânico.

Curiosidades

Blu black power
  • Apesar de ser uma Ararinha Azul, Blu parece ter sido baseado em uma Arara Azul, que são duas espécies diferentes.
  • Quando Blu chega no Rio, Nico diz que ele não parece um turista. O que pode ser uma alusão ao fato de que Ararinhas Azuis são endêmicas ao Brasil (só ocorrem aqui).
  • Blu é posto na gaiola de Jade com as penas da cabeça eriçadas em um topete, o que é realista, visto que psitacídeos estufam as penas da cabeça para ficarem irresistíveis para seus parceiros.

Citações

  • "Meu nome é 'Blu'. 'B' de bobo, 'L' de lixo e 'U' de urubu."
  • "Vamos Voar!"
  • "Corre, pula, voa..."
  • "Pro seu governo, eu não sou 'bicho de estimação', eu sou da família."
  • "Socorro! Socorro! Me tirem daqui! LINDA!!!!"
  • "Eu não sei Voar!"
  • "Eu mudei de ideia! Será que tem uma linha de Ônibus que passa por lá?"
  • "Vou abrir essa Gaiola que nem uma lata de um Refrigerante!"
  • "Crianças, conheçam as regras. Nada de soltar fogos sem a supervisão de um adulto!
  • "Pior ainda! Desculpe, Tininha."
  • "Crianças. dá Próxima, me peçam."
  • "Não é Verdade!"
  • "Amor, não é Verdade que eu sempre digo não?"
  • "Olha só, Nós somos as últimas ararinhas azuis do planeta e precisamos nos proteger. Ararinhas Unidas..."
  • "Esse ano já começou pegando fogo."
  • "Eu não falei com você, eu estou falando sozinho."
  • "Desnecessário hein! Assustador, mas acho desnecessário! Você está bem?"
  • "Esse lugar é o mais moderninho que eu já vi! Apesar do claro desrespeito às normas de saúde pública."
  • "E nem Preciso!"
  • "Isso não é pra você!"
  • "Tudo bem, já que você venceu. Eu deixarei a pochete de lado"
  • "Tem certeza que isso é seguro?"
  • "Linda! Linda? Espera aí!"
  • "Vamos salvar a Jade!"
  • "Olha só, gente. eu... gente? Essa é boa, muito engraçado! Boa! Boa mesmo, muito sagaz! Jade, cadê você? Crianças? Jade?"

Galeria

Rio

Rio 2