FANDOM


Jewel
Jade
Informação gerais
Filme em destaque Rio
Rio 2
Curta metragem
Video games Multiplayer Game
Angry Birds Rio
DS Version
Vozes Bandeiras-EUA  Anne Hathaway
Bandeiras-Afiliados-Português do Brasil  Adriana Torres
Informação de personagem
Espécies Ararinha-azul
Gênero Feminino
Pseudônimos
Penas/Cabelo/Cor de pele Azul ciano
Olhos Turquesa
Amigos Blu (companheiro)
Bia (filha)
Carla (filha)
Tiago (filho)
Eduardo (pai)
Mimi (tia)
Roberto
Linda
Tulio
Fernando
Rafael
Nico
Pedro
Luiz
Inimigos Nigel
Marcelo
Armando
Tipa
Mauro
Chefão
Destino Viva
Citação "Quem é você? O que veio fazer aqui?"

Jade é a deuteragonista de Rio e Rio 2. Dentre outras produções da linha Rio.

Ela é uma Ararinha Azul, previamente acreditada ser a última fêmea de sua espécie. É apresentada à Blu para que "salvem a espécie", porem ela está mais preocupada em fugir. Em Rio 2, mãe de três filhos, ela volta para casa na Amazônia e reencontra sua família perdida.

Biografia

Rio

Jade é primeiramente mencionada como sendo a última fêmea da espécie, e pretendente de Blu. Presa na gaiola no Centro de Conservação Ambiental, ela ataca os funcionários e tenta abrir uma passagem na tubulação. Ao se deparar com Blu, acaba atacando ele também.
Jade e Blu1
Porém os dois são levados por Fernando à um grupo de contrabandistas que pretende vender as aves raras. Jade se finge de morta e consegue escapar da mão de Marcelo, porém é capturada no ar por Nigel.

Presos na gaiola e agora acorrentada à Blu, ela tenta freneticamente fugir, e quando consegue, descobre que ele não sabe voar. Acabam os dois tendo que andar pela floresta. A falta de familiaridade de Blu com a natureza a irrita, e ela não se conforma com sua indiferença quanto a não saber voar.

Rafael Blu e Jade3

No dia seguinte, eles conhecem Rafael e tentam ensinar Blu a voar, para que possam encontrar Luiz e se livrar da corrente. Porem, tudo da errado e eles tem que pegar carona. Jade e Blu conhecem então Pedro e Nico, que os levam para uma festa no Clube do Samba. Jade acaba gostando do jeito bizarro de Blu dançar e se junta a ele, os dois quase se beijam, mas são interrompidos por Mauro e os saguis que querem captura-los, a mando de Nigel. Depois de fugir, eles pegam o bonde, e Jade admira o por do sol, sem nem notar que Blu tenta flertar com ela.

Jade e Blu16

Quando finalmente chegam à oficina e encontram com Luiz, Jade deixa claro não gostar de cães que salivam em cima dela, o que ofende Luiz. A tentativa de quebrar a corrente com uma cerra falha, mas eles são soltos pela saliva de Luiz que escorrega suas patas para fora da argola. Jade não perde tempo e sai voando, pois ela não aguentava mais esperar. Porém, ela e Blu discutem, e ela sai voando e é capturada por Nigel. Blu e os outros também o são e, são então embarcados num avião para serem vendidos. Blu consegue libertar a todos, mas não tem coragem de pular, Jade fica para ajuda-lo, mas os dois são atacados por Nigel e ela quebra a asa e cai do avião. Blu pula para salva-la, e leva-a para que Tulio a ajude. Depois de ficar boa, ela passa a viver no Santuário junto com Linda, Tulio e Blu, com quem têm três filhotes, Bia, Carla e Tiago.

Rio 2

Na festa de Ano Novo, Jade dança com Blu quando descobre que seus filhos não estão sob os cuidados de quem ela pensava, ela e Blu acabam interrompendo a festa para ir atrás dos pequenos, que descobrem estar com Tininha. Blu, Jade e seus três filhotes, Carla, Bia e Tiago, levam uma vida domesticada feliz no Rio de Janeiro. Mas Jade começa a temer que as crianças não saibam viver como aves de verdade, então ela convence a família a embarca em uma aventura na Floresta Amazônica, onde eles encontram uma mistura variada de personagens nascidos na Selva.

Minha filha voltou

Ao chegarem à Amazônia, Jade se reencontra com sua família. Seu pai Eduardo, sua tia Mimi, e seu amigo de infância Roberto. Quando pequena, ela havia se perdido num incêndio ocorrido na floresta, causado por lenhadores. Eduardo afirma que ela se parece com a mãe, assim deixando a entender que ela faleceu, As Ararinhas logo começam uma festa para receber Jade, e ela dança junto com Roberto e a tribo na canção "Você Chegou", o que deixa Blu se sentindo excluído. Roberto sugere que a família fique em seu ninho e Jade aceita de bom grado. Em sua primeira noite na selva, Jade conta uma canção de ninar ("Don't Go Away") para seus filhos. Jade adora estar de volta, e as crianças também passam a gostar da floresta, porém Blu está tendo problemas ao se virar na selva. Jade gosta que ele e seu pai passem tempo juntos acreditando que estão se dando bem, mas não percebe as apreensões de Blu.

Quando Blu acaba fazendo com que as Ararinhas Azuis percam o jogo de futebol, ele desabafa para Jade. Ela então diz que ele precisa pensar na família, e não só em si. Quando Blu voa para longe, ela acredita que ele a deixou, mas quando se reencontram, eles fazem as pazes. Blu ajuda as araras a enfrentar os lenhadores destruindo a selva, e finalmente é bem aceito por seu pai. Jade adora que eles morem na Amazônia, então promete à Blu que eles passarão os verões no Rio.

Personalidade

Jade é destemida, atrevida, sagas. Ela valoriza liberdade e, no início, não tem muita confiança em humanos. Quando se depara com Blu, logo parte para a agressão física (também agrediu um funcionário, bicou Marcelo, e tentou lutar com Nigel). Porém ela é também meiga, e uma mãe dedicada.

Aparência

Jade tem penas de cor azul clara beirando o ciano. Ela tem uma porção de penas compridas atrás da cabeça dando a ilusão de cabelo. No rosto, ela tem uma mancha azul bem claro que contorna os olhos. Seus olhos são cor turquesa, e suas pálpebras azul levemente escuro.

Relacionamentos

Blu

Jade e Blu11
Jade não compreende Blu no inicio, achando seu gosto por humanos muito esquisito. Porem, depois de passarem por momentos juntos, ela acaba se afeiçoando ao seu jeito atrapalhado, e confia nele o bastante para tentar se aproximar dos humanos também. Os dois tem três filhos, Carla, Bia e Tiago, e acabam discordando no modo de cria-los. Jade quer que eles sejam mais naturais, enquanto Blu ensina todos os jeitos da vida doméstica. Porém, Blu é dedicado a fazer a vontade dela, ela é muito agradecida por isso. Os dois consideram um ao outro, tudo que tem. Depois da partida de futebol no Poço Sem Fim, que ele faz gol contra o time das Ararinhas, fazendo com que percam de 3 x 4. Blu decide abandonar o Rio de Janeiro por Jade para viver na Amazônia.

Linda, Tulio e Fernando

De início, Jade não confia em humanos, mas sua aproximação à Blu, a faz mudar alguns de seus conceitos sobre eles. No final, ela passa a se acostumar a eles e a confiar o bastante para morar no Santuário deles. Ela desenvolve um bom relacionamento com o casal e Fernando.

Rafael, Nico e Pedro

Os três acabam virando grandes amigos da família. Rafael inclusive é confiado tomar conta dos filhos dela e de Blu. Ela gosta de dançar e participar dos eventos musicais de Nico e Pedro.

Luiz

Quando apresentados, Jade admite não gostar que cães babem em cima dela, porém, eles aparentemente desenvolvem uma melhor amizade posteriormente.

Nigel

Nigel é um empecilho para que ela consiga fugir dos contrabandistas. Ela não tem medo de lutar com ele, tentando agredi-lo em diferentes ocasiões no filme. No final, ela não parece dar bola ao saber que ele seguiu sua família até a Amazônia, não dando tanto crédito ao perigo que ele possa representar.

Bia, Carla e Tiago

Mamãe Jade

Jade é uma mãe empolgada à mostrar para suas crianças o que o mundo pode oferecer. Ela leva muito a sério que seus filhos experienciem o que é ser uma ave, e quer que deixem seus costumes domésticos de lado. Ela tenta mostrar à Bia a beleza da natureza sem que ela precise olhar num livro. Parece pegar um pouco no pé de Tiago, prontamente mandando que se comporte quando ocorre algazarra no barco onde estão. Gosta de aproveitar as maravilhas da selva junto com eles, e dançar e festejar junto deles.

Eduardo

Jade ficou por anos acreditando que seu pai estava morto. Ao reencontra-lo, os dois ficam emocionados. Jade se perdeu dele durante um incêndio causado por lenhadores, e ele a procurou, mas não encontrou. Jade se da muito bem com ele, os dois dividem vários traços de personalidade.

Mimi

Tia Mimi e Jade parecem muito próximas. Mimi logo larga tudo que está fazendo para vir ver sua perdida sobrinha.

Roberto

Eles foram amigos de infância, têm apelidos um para o outro (Didi e Beto), e ficam muito felizes de se reencontrar. Roberto canta para ela para recebe-la de volta, e convida-a para dançar. Jade fica agradecida e logo aceita o convite de Roberto para que sua família passe a noite em seu ninho.

Curiosidades

  • Apesar de Jade aparecer com uma flor na cabeça em diversos posters e imagens promocionais, isso não acontece no filme. Porém em Rio 2 ela dança em uma cena com uma flor na cabeça.
  • Na versão original em inglês, a primeira frase que Jade fala no filme é em português.
  • Segundo seu pai Eduardo, ela se parece com sua mãe (que segundo o Rio 2: The Junior Novel, já faleceu).

Citações

  • "Ah é você é um bicho de estimação. Falar isso é bem a sua cara."
  • "Voar é... ah, sei lá, é liberdade, é sem ter que depender de ninguém!"
  • "Cuidado Blu! Eles podem te matar de carinho!"
  • "Acho que o amor é surdo também."
  • "Blu! aonde você vai."
  • "Não Blu, não foi o que eu quiz dizer."
  • "Perai não é culpa minha se não sabe voar."
  • "Até mais, bichinho de estimação"
  • "Eu vou te dar uma bicada que você nunca vai esquecer!"
  • "Não Fique Assim! Sério, Tudo Bem, Agente Vai Conseguir Dar Um Jeito. Tá"
  • "Opa, aonde é que você vai moleque"
  • "Inacreditável"
  • "Café da manha"
  • "É uma castanha do Pará, bobinho"
  • "Confia nessa mulher?" (sobre o GPS de Blu)
  • "Carla, estamos indo!"
  • "Papai!"
  • "Tiago! pare de fazer bagunça."
  • "Hora de dormir"
  • "Isso muda tudo"
  • "Blu é minha família, e eu não vou deixar ele pra traz"

Galeria

Rio

Rio 2

Outros

Anúncios do #Mãecoruja