FANDOM


Infobox Linda

Infobox-Linda-02

Linda Gunderson
Informação gerais
Filme em destaque Rio
Rio 2
Curta metragem
Video games DS Version
Vozes Bandeiras-EUA  Leslie Mann
Bandeiras-Afiliados-Português do Brasil  Sylvia Salustti
Informação de personagem
Espécies Humana
Gênero Feminino
Pseudônimos
Penas/Cabelo/Cor de pele Ruiva de pele clara
Olhos Verdes
Amigos Blu
Tulio (marido)
Fernando (filho adotivo)
Jade
Bia
Carla
Tiago
Inimigos Marcelo
Armando
Tipa
Chefão
Destino Viva
Citação "Chiclete e espaguete!"

Linda Gunderson é uma personagem de Rio e Rio 2. Ela é uma moça Estadunidense (Minnesota) que cuida de Blu. Ela o encontrou quando os dois eram novos, e ficaram juntos desde então (15 anos). Os dois moravam numa casa onde o andar de baixo funcionava como uma livraria.

Linda viaja ao Brasil com Tulio para que Blu encontre com Jade. Ela acaba morando no Brasil e se casando com o ornitólogo, assim como adotando o menino órfão Fernando. Eles abrem um santuário e uma nova livraria no país. Ela ajuda Tulio nas suas pesquisas sobre as Ararinhas Azuis, juntos eles enfrentam lenhadores para salvar a Amazônia e o habitat natural das raras aves.

Biografia

Rio

Linda encontrou Blu numa caixa de papelão caída na estrada quando era jovem. Ela resolveu tomar conta dele e os dois cresceram juntos.

Linda e Blu1

Linda mora no segundo andar de uma casa toda adaptada à vida de arara, acorda cedo com Blu imitando o som do alarme do despertador. Eles então descem para o primeiro andar onde Linda mantêm uma livraria.

Blu no globo

Um dia, Tulio aparece em sua loja para lhe dizer que Blu é a última Ararinha Azul macho, e que eles encontraram recentemente uma fêmea, e pretendem que os dois cruzem para salvar a espécie. Porém essa arara está no Brasil, Linda reluta em viajar com Blu, mas acaba sendo convencida por Tulio.

Quando chegam ao Brasil, Linda vai com Tulio até o Centro de Conservação Ambiental ver Jade. Ela deixa Blu conhece-la e sai com Tulio para jantar. Mais tarde, Tulio recebe um comunicado de que as araras foram roubadas. Linda e Tulio preparam cartazes de procurados e espalham por toda parte do Rio. Os dois acabam dormindo do lado de fora do Centro esperando alguma resposta, e são acordados por Fernando, que lhes diz saber onde encontrar as araras.

Final

Os dois seguem o menino até a favela Rocinha onde descobrem que foi o garoto que levou as aves até um grupo de contrabandistas. Eles conseguem descobrir o plano dos foras da lei e entram no desfile de carnaval disfarçados, para segui-los. Apesar de não conseguirem parar o avião dos contrabandistas, Blu consegue escapar e trazer Jade de volta junto com ele. Linda e Tulio então abrem um santuário juntos, e adotam Fernando. Eles também abrem uma livraria no Brasil.

Rio 2

Linda e Tulio trabalham na reabilitação de aves contrabandeadas e estão devolvendo uma ave recuperada à Amazônia, quando descobrem a pena de uma Ararinha Azul. Os dois aparecem num noticiário divulgando a boa notícia de que podem haver mais araras desta espécie na floresta. Os dois continuam a procurar pelas aves perto do acampamento que montaram na mata. Quando Tulio capta o som de uma Ararinha, Linda reconhece ser Blu, porém Tulio acha que isso seria impossível. Eles continuam procurando até que encontram madeireiros desmatando a selva. Linda não contêm sua raiva e interroga o lenhador, porém os homem pegam Tulio e Linda é perscquida e consegue escapar.

Linda corre de volta para o acampamento. Mas é surpreendida ao ver Chefão lá. Ela e Tulio são amarrados em uma árvore para impedir que sua expedição interrompa o trabalho ilegal dos lenhadores. Os dois são então libertos por Blu, e Linda afirma que tinha certeza que havia ouvido ele. Os dois então enfrentam os madeireiros com suas máquinas e param em frente à uma delas. As araras vem para ajudar. Linda dirige uma escavadeira e salva Eduardo de ser esmagado por um madeireiro. Ela então dança vitoriosa. No final, ela e Tulio conseguem transformar aquela parte da selva em um ambiente de conservação, para que as araras vivam em paz.

Personalidade

Linda é alegre e divertida. Ela dedica grande parte de sua vida a cuidar de Blu, tendo uma casa toda adaptada. Mesmo deixando de viajar por não ter com quem deixa-lo. Os dois são inseparáveis. Ela gosta de livros e é estudiosa. Linda é amante das aves e, corajosa, ela não reluta em lutar pelo que acha certo, mesmo enfrentando perigo. Ela enfrenta vários desafios para salvar Blu e mesmo a natureza. Apesar de estranhar os costumes no começo, ela acaba gostando do Brasil e de Tulio, e passa a morar lá também com Fernando, o filho que juntos, ela e Tulio adotam. Linda fala numa língua que parece imitar o grunhido de aves, quando está nervosa ou mesmo para brincar com Tulio.

Aparência

Linda é magra e de pele clara com sardas, seu cabelo é curto e liso, caindo até a altura do queixo, e geralmente empurrado para traz das orelhas. Ela usa grandes óculos redondos e seus olhos são verdes. Geralmente, ela usa uma camisa azul e calça cor creme.

Relacionamentos

Blu

Fotos de Linda5

Linda encontrou Blu numa caixa quando era pequena. Ela prometeu a ele que cuidaria dele, e por 15 anos isso foi verdade. Os dois moravam em Minnesota numa casa cheia de brinquedos para arara, e os dois têm uma rotina juntos. Desde Blu imitar o som do despertador de Lina, a escovar os dentes e bico juntos, e escreverem juntos a senha do computador. Na livraria de Linda, Blu tem sua gaiola. Os dois tem um aperto de mão único. No final das contas, Linda deixa Blu ir, para seu próprio bem, viver na natureza.

Tulio

Ela e Tulio cuidam juntos do Santuário e da livraria que abriram no Brasil. Os dois são amantes de aves, e até mesmo se comunicam com grunhidos semelhantes à de aves. Eles viajam juntos à Amazônia, e juntos enfrentam os lenhadores. No momento do perigo, Linda afirma que ainda assim, preferia estar do lado de Tulio do que em qualquer outro lugar.

Fernando

Apesar de no começo, ela se irritar com sua atitude e levar as aves, ela logo o perdoa e o acolhe. Juntos, eles e Tulio se divertem como uma família, cuidando dos negócios juntos, andando de bicicleta, etc.

Curiosidades

  • A ave favorita de Linda é a Ararinha Azul.
Santuário Azul
  • Ela e Blu têm um aperto de mão especial.
  • Em uma de suas fotos, Linda aparece junto com Blu segurando um troféu do campeonato de soletrar.
  • A história de Linda e Blu, foi baseada em fatos reais. Uma mulher teve que deixar levarem sua Ararinha Azul para que reproduzisse e tentasse aumentar a população de indivíduos da espécie.
  • Linda sabe andar de trenó, e portanto consegue também andar de moto.

Citações

  • "Foi muita gentileza sua vir aqui, cacarejar e, jogar minha arara no chão. Mas agora está na hora de ir embora."
  • "É igualzinho a andar de trenó!" (sobre andar de moto)
  • "Eu tô ridícula não tô?"
  • "Eu vi o Blu! Ele tá em cima de um buldogue."
  • "Você fala com pássaros, eu falo com humanos!"

Galeria

Rio

Rio 2