FANDOM

Infobox-Rafael
Rafael
Informação gerais
Filme em destaque Rio
Rio 2
Curta metragem
Video games Multiplayer Game
Angry Birds Rio
Vozes Bandeiras-EUA  George Lopez
Bandeiras-Afiliados-Português do Brasil  Luiz Carlos Persy
Informação de personagem
Espécies Tucano Toco
Gênero Masculino
Pseudônimos Rafa
Mamãozinho
Penas/Cabelo/Cor de pele Pretas e brancas
Olhos Castanhos
Amigos Eva (companheira)
Tucanos Filhotes (filho(a)s)
Blu
Jade
Nico
Pedro
Luiz
Bia
Carla
Tiago
Inimigos Nigel
Mauro
Chefão
Destino Vivo
Citação "Quando sentir o ritmo de seu coração, vai que nem samba, você voa!"

Rafael é um personagem em Rio e Rio 2. Ele acaba encontrando Blu e Jade acorrentados juntos e resolve ajudá-los, tentando leva-los até seu amigo que trabalha numa oficina. No caminho, ele também tenta ajudar Blu a voar e até a se aproximar de Jade. Ele acaba se tornando amigo da família e também acompanha eles em sua viagem à Amazônia.

Biografia

Rio

Rafael aparece para resgatar Blu e Jade das brincadeiras brutas de seus 17 filhotes. Os dois então pedem ajuda dele para se livrar da corrente que eles têm presa nos pés. Rafael convence sua mulher, Eva a deixa-lo ir, e diz que conhece alguém que pode ajuda-los, Luiz, porém, já que Blu não sabe voar, ele tenta ensina-lo. Rafael leva os dois até uma montanha e insiste em que eles pulem, eles acabam caindo em segurança até o chão, Rafael então sugere que eles peguem uma carona num caminhão levando frutas.

Rafael Blu e Jade

O caminhão os leva até uma feira onde eles encontram os amigos de Rafael, Nico e Pedro. Eles acabam participando de uma festa no Clube do Samba, onde o tucano tenta ajudar Blu a se aproximar de Jade. Eles são interrompidos pelo bando de micos que tenta pegar as Ararinhas-Azuis. Rafael e as outras aves defendem os dois, e conseguem pegar o bonde. Rafael volta a querer ajudar Blu a se aproximar dela, mas Blu não se da bem. Ao chegarem na oficina, eles encontram Luiz, que consegue tirar a corrente dos dois com sua saliva. A dupla acaba brigando e Rafael tenta fazer com que se reconciliem, porém todos são capturados por Nigel e levados pelos contrabandistas. Quando Blu liberta a todos, ele consegue fugir.

Rio 2

Telhado

Durante a festa de Ano Novo, Rafael ficou encarregado de cuidar dos filhos da Jade e do Blu, porém ele passou essa responsabilidade à Luiz. Rafael ajuda Pedro e Nico com as audições para o show de Carnaval desse ano, quando Blu chega e avisa à eles que sua família vai viajar para a Amazônia. Blu acaba se assustando com as histórias que Nico, Pedro e Luiz contam da vida selvagem, mas Rafael tenta acalma-lo, e se dispõe a ir junto (prometendo à sua mulher, um lugar no show de Carnaval). Assim todos partem para a Amazônia.

LFBlu

Lá, ele continua ajudando Nico e Pedro, e agora Carla, com as audições. Eles se surpreendem com as diferentes apresentações dos animais da selva. Mais tarde, Rafael também ajuda às Ararinhas-Azuis a enfrentar os lenhadores.

No final, Eva aparece também se apresentando no show com ele.

Personalidade

Rafael é super amigável e disposto a ajudar. Ele é apaixonado por sua esposa Eva, sendo grande fã de sua cantoria. Também é um pai paciente para 18 filhos. Ele adora carnaval e samba.

Aparência

Rafael tem um bico laranja e comprido com uma mancha preta na ponta parecida com um coração. Suas penas são na maioria pretas, com uma mancha branca grande que vai do bico até a barriga. Suas patas são azuis. Seus olhos são castanhos, com pálpebras azuis e uma área amarela ao redor delas. Ele tem uma muda de penas arrepiadas na parte de trás da cabeça.

Relacionamentos

Eva

Garota de Ipanema
Os dois se conheceram durante um Carnaval, quando a música "Garota de Ipanema" tocava. Os dois criam juntos 18 filhos. Rafael ama ouvir Eva cantar, a pesar de todos ao redor acharem sua voz horrível. Ele parece ter um pouco de medo dela, cumprindo suas ordens e pedindo autorização para sair e ajudar Jade e Blu. Os dois porém se adoram.

Filhos

Eles adoram seu pai, e logo que ele sai do ninho para verificar a baderna que estão fazendo, todos pulam em cima dele. Rafael parece ter medo deles (ou do trabalho que eles dão), e logo da um jeito de sair com as Ararinhas para se livrar da responsabilidade.

Blu e Jade

Rafael se dispõe a ajudar os dois logo de início, e acabam se tornando bons amigos. Ele frequentemente da dicas à Blu sobre como agir perante Jade (no primeiro filme dando dicas de paqueras, e no segundo, sugerindo que ele faça o que agrada sua esposa).

Nico e Pedro

Eles parecem ser velhos amigos e se dão muito bem. Todos compartilham interesses em comum, a música, o samba, o amor por Carnaval. Rafael ajuda os dois a preparar os participantes para seu show de Carnaval.

Luiz

Luiz e Rafael são bons amigos, Rafael insiste nas habilidades de Luiz, repetindo que ele é um "profissional". Luiz empresta sua garagem para que Rafael e os outros façam as seleções para o show.

Citações

  • "Para a sorte de vocês, conheceram Rafael. E Rafael conhece geral."
  • "Ai ai ai ai ai, você pensa demais!"
  • "Gostei de você, você não fala coisa com coisa!"
  • "Ai, amor jovem. Sempre tão melodramático."

Galeria

Rio

Rio 2