FANDOM


Rio 2 Poster
Rio 2
Direção Carlos Saldanha
Produção Bruce Anderson
John C. Donkin
Escritor Don Rhymer
Carlos Saldanha
Carlos Kotkin
Jenny Bicks
Yoni Brenner
Roteiro Don Rhymer
Carlos Saldanha
História por Carlos Saldanha
Narrado por
Vozes Jesse Eisenberg
Anne Hathaway
Rodrigo Santoro
Leslie Mann
George Lopez
Jamie Foxx
will.i.am
Jemaine Clement
Jake T. Austin
Tracy Morgan
Bebel Gilberto
Andy García
Bruno Mars
Kristin Chenoweth
Rita Moreno
Amandla Stenberg
Rachel Crow
Pierce Gagnon
Natalie Morales
Janelle Monáe
Miriam Wallen
Derek Blankenship
Philip Lawrence
Música John Powell
Sons Sérgio Mendes
Cinematografia Renato Falcão
Estúdios Blue Sky Studios
Edição Harry Hitner
Distribuidora 20th Century Fox
Lançamento Bandeiras-Afiliados-Português do Brasil   27 de Março de 2014
Bandeiras-EUA   11 de Abril de 2014
Duração 101 minutos
País EUA
Língua Português
Inglês
Orçamento US$ 103 milhões
Receita US$ 343 958 000
Classificação G
Procedido por Rio
Seguido por
Pagína no IMDB (em Inglês)

Rio 2 é um filme de animação em sequência ao longa metragem Rio de 2011. Ele foi dirigido por Carlos Saldanha e produzido pelo estúdio Blue Sky. O filme estreou no Brasil dia 27 de Março e teve lançamento nacional em 11 de Abril de 2014.

Enredo

Rio de Janeiro comemora o ano novo. Os personagens de Rio aparecem festejando junto ao Cristo Redentor. Quando Jade e Blu veem Rafael, que devia estar cuidando de seus filhos, dançando com sua companheira Eva. Ele diz que deixou as crianças com Luiz, que também aparece dançando. Eles finalmente encontram Bia, Carla e Tiago com a babá Tininha. Eles preparam fogos de artifício para lançarem, mas Blu os impede e acaba se lançando junto com os fogos.

Linda e Tulio levam uma ave recuperada de volta à Amazônia, mas quando eles acabam caindo de uma cachoeira, eles descobrem uma pena azul, que identificam ser de uma Ararinha Azul. De volta ao Rio, Jade encontra uma castanha do Pará, e pretende ensinar seus filhos a abri-la. Porém ela chega em casa e Blu está fazendo panquecas junto com as crianças. Jade expressa sua desaprovação, mas eles são interrompidos pelo anúncio na TV de que Tulio e Linda encontraram evidência de que existem outras Ararinhas. Jade decide então que é hora de as crianças viverem como aves de verdade, sem panquecas, TV ou iPod. Blu não aprova muito a ideia mas concorda. Ele então vai avisar à Rafael, Nico, Pedro e Luiz sobre sua viagem. Eles acabam assustando Blu, e então decidem acompanha-lo na viagem. As aves então partem, mas Luiz fica para trás.

Ao chegar em Manaus, a família das Ararinhas passa em frente à uma feira onde agora trabalha Nigel, como adivinhador da sorte. Ao ver Blu, ele lembra do que passou, e resolve vingar-se. Ele se liberta do homem que o mantêm cativo, e liberta também Gabi (uma rã venenosa) e Carlitos (um tamanduá) que o acompanham. Eles se infiltram então no barco onde as aves estão pegando uma carona até a mata Amazônica. De noite, ele tenta atacar Blu, mas os humanos acordam e ele acaba caindo na água com Carlitos e Gabi, que dividem uma boia. Enquanto isso, lenhadores estão devastando a floresta, e pretendem silenciar Linda e Tulio para que não descubram aves raras e não tragam as autoridades.

Ao chegar na floresta, eles são capturados por misteriosas aves e levado até um local. As aves passam por uma cachoeira revelando sua cor original e que são Ararinhas Azuis. O chefe da tribo de Ararinhas, Eduardo, chega para interroga-los, mas ele e Jade se reconhecem e se abraçam. Eduardo é o pai de Jade, ela havia se perdido à anos quando lenhadores causaram um incêndio na mata. Eles são então recebidos na tribo, onde ela também reencontra-se com Mimi, sua tia e irmã de Eduardo, e Roberto seu amigo de infância que causa ciúmes em Blu. A família passa a noite no ninho do Roberto. Nigel descobre o santuário das Ararinhas, e resolve se disfarçar para poder se vingar de Blu. Na manhã seguinte, Eduardo sai com Blu para ensina-lo como viver na selva. Depois de uma intensa seção de treinamento, onde Blu não se sai muito bem, eles avistam lenhadores. Eduardo então descobre que Blu foi um bicho de estimação, e fica irritado, dizendo que humanos nunca podem ser confiados. De volta à tribo, Roberto está fazendo sucesso com Tiago, e Blu não gosta nada. Enquanto isso, Rafael, Nico e Pedro procuram talentos para fazer um show na Amazônia, e Nigel, disfarçado de Caco Cacatua, faz um espetáculo. Ele então é convidado à participar do show onde pretende matar Blu.

Jade e Blu entram em desacordo sobre procurar Linda e Tulio e ajuda-los a achar as Ararinhas, e Blu teme perdê-la. Ele então decide buscar uma castanha do Pará para impressiona-la, mas acaba entrado no território das Araras Cangas, rivais das Ararinhas Azuis. Felipe, o líder da tribo das Cangas, se irrita com Blu, e marca um encontro no Poço Sem Fim para que as tribos resolvam o conflito. Enquanto isso, Tulio e Linda são pegos pelos lenhadores. Ambas as tribos se encontram para jogar futebol, em jogo está todo território das castanhas do Pará, que todas as araras adoram comer. Blu entra no jogo, e, tão empolgado para provar seu valor, acaba marcando para o adversário e fazendo a tribo das Ararinhas perder. Jade e ele discutem, e ele voa para onde Linda e Tulio estavam acampados na Amazônia.

Blu se despede das coisas humanas, pretendendo não mais voltar à cidade e viver na Amazônia como Jade e as crianças querem. Ele é surpreendido por Roberto, que acredita que Blu é cúmplice dos humanos. Na discussão, eles são quase atropelados por uma maquina dirigida por um lenhador. Roberto fica paralisado de medo ao ver um humano, e Blu salva sua vida. Blu encontra e liberta Linda e Tulio, mas vê o tamanho da devastação que os lenhadores já causaram à floresta. Roberto volta à tribo ainda em pânico e avisa dos lenhadores, Blu também volta e diz à Eduardo que seu conhecimento sobre humanos agora poderia ser útil. A tribo então resolve lutar. As araras atacam os humanos que correm com medo, as Cangas chegam e ajudam a afugenta-los. Chefão, o líder dos lenhadores, não desiste e coloca dinamite nas árvores, mas é engolido por uma jiboia gigante.

Blu avista a dinamite nas árvores e corre para retira-las, ele é então perseguido por Nigel. Os dois sofrem com a explosão e ficam presos em lianas, Nigel tenta agredir Blu. Gabi tenta atingir Blu com um espeto contaminado com seu veneno mas atinge Nigel, que faz uma super encenação de sua morte. Bia esclarece que Gabi não é uma rã venenosa, fazendo assim com que ela se aproveite e leve Nigel com ela. Os dois, porém, são encontrados por Tulio e levados de volta para o Rio. A área onde as Ararinhas Azuis moram vira um centro de preservação, e filme então termina com o show onde Nico e Carla cantam e dançam, e Blu é aceito por Eduardo. Jade, agradecida à Blu, promete-lhe que a família vai viajar para o Rio nos verões.

Elenco

Personagem Dublador Brasileiro Versão Original
Blu Gustavo Pereira Jesse Eisenberg
Jade Adriana Torres Anne Hathaway
Nigel Guilherme Briggs Jemaine Clement
Nico Alexandre Moreno Jamie Foxx
Pedro Mauro Ramos will.i.am
Luiz Júlio Chaves Tracy Morgan
Rafael Luiz Carlos Persy George Lopez
Eva Bebel Gilberto Bebel Gilberto
Linda Sylvia Salustti Leslie Mann
Tulio Rodrigo Santoro Rodrigo Santoro
Fernando Cadu Paschoal Jake T. Austin
Kipo Bernardo de Paula Jeffrey Garcia
Eduardo Hercules Franco Andy García
Tiago Yago Machado Pierce Gagnon
Bia Bruna Laynes Amandla Stenberg
Carla Ana Elena Rachel Crow
Gabi Sheila Dorfman Kristin Chenoweth
Mimi Rita Moreno
Roberto Manolo Rey Bruno Mars
Felipe Philippe Maia Philip Lawrence
Chefão Ronaldo Júlio Miguel Ferrer
Carlitos - -

Trilha Sonora

Artigo principal: Rio 2 Trilha Sonora.

Recepção

O filme recebeu críticas mistas. Rotten Tomatoes avaliou-o com 47% de aprovação baseado em 89 críticas.

Sequência

Foi comentado previamente por Carlos Saldanha que ele tem ideias para desenvolver um possível Rio 3, mas que nada está decidido, e que no momento, ele está ocupado trabalhando no seu próximo longa metragem, uma adaptação de "Ferdinando, o Touro".

Galeria

Screenshots

Anúncios

Contagem Regressiva

#Mãecoruja