FANDOM

Infobox-Roberto
Roberto
Informação gerais
Filme em destaque Rio 2
Curta metragem
Video games
Vozes Bandeiras-EUA  Bruno Mars
Bandeiras-Afiliados-Português do Brasil  Manolo Rey
Informação de personagem
Espécies Ararinha-azul
Gênero Masculino
Pseudônimos Beto
Tio Beto
Penas/Cabelo/Cor de pele Azul escuro
Olhos Azuis
Amigos Eduardo
Jade
Mimi
Blu
Bia
Carla
Tiago
Inimigos Felipe
Chefão
Destino Vivo
Citação

Roberto é um personagem em Rio 2. Ele é amigo de infância da Jade, e também é amigo de Eduardo e Mimi. Sua presença e intimidade com Jade acabam despertando ciúmes em Blu.

Biografia

Quando Jade chega à tribo das Ararinhas Azuis, Roberto faz uma apresentação musical para ela cantando "Welcome Back" (Seja Bem Vinda). Os dois relembram de como tinham apelidos um para o outro quando pequenos, e quando a tribo começa uma nova música, Roberto chama Jade para dançar como nos velhos tempos. Roberto coloca uma flor amarela na cabeça dela e os dois dançam "Você Chegou" em destaque na coreografia da tribo.

Depois da dança, Roberto oferece à Jade e Blu que eles e seus filhos se hospedem no seu ninho, e alega que ele estará fazendo patrulha naquela noite e que não iria ser incomodado. Blu não aceita a proposta, e lhe garante que sua família era muito grande para o seu "ninho conjugado". Roberto mostra seu ninho que na realidade é imenso, e as crianças se apaixonam, até mesmo disputando por quem vai ficar com o maior dos 6 quartos. Ele diz a Blu que cuidará de sua família caso isso seja necessário, e assim parte para fazer sua patrulha.

No dia seguinte, Roberto se diverte com Tiago surfando em vitória régias e ensinando-o truques de voo. Blu fica irritado em ouvir seu filho chamar Roberto de "Tio Beto", mas Roberto não percebe como deixa Blu desconfortável. Eduardo lhe diz que fique atento pois humanos estavam por perto do santuário da tribo. Mais tarde, Eduardo conta a Roberto que Blu é "de estimação", e Roberto fica surpreso. Quando Blu invade o território das Araras Cangas e acaba causando conflito entre as tribos, Roberto lidera o time de futebol da tribo e enfrenta Felipe no Poço Sem Fim.

Quando Blu volta ao acampamento de Linda e Tulio para se despedir, Roberto o segue e pensa que Blu está trabalhando para os humanos, e o chama de traidor. Blu diz que Roberto nada sabe sobre os humanos, ao que Roberto responde saber muito bem, que humanos os atraem e destroem sua mente. De repente, uma escavadeira dirigida por um madeireiro se aproxima deles e Roberto, ao ver um humano, congela de medo. Blu o salva jogando-o pra fora do caminho. Roberto então começa a gritar apavorado e Blu bate nele e manda que volta até a tribo e avise sobre os madeireiros. Desajeitado, Roberto volta ainda em pânico. As Ararinhas então resolvem fugir, mas Blu aparece e sugere que eles enfrentem os humanos. Durante a briga com os humanos, Roberto aparece tendo outro ataque de pânico, e dessa vez, Mimi bate nele, fazendo com que fique agressivo e ataque humanos. Depois ele é visto trabalhando junto à Felipe para espantar os madeireiros.

Personalidade

Roberto é charmoso, canta bem, dança e é vigia da tribo, também jogando no time de futebol como capitão. Ele é amigo de infância de Jade e os dois se dão muito bem e estão sempre em sintonia. Ele logo oferece que sua família se acomode em seu ninho. Ele gosta de crianças e de decorar sua casa. Roberto é metido, ele sabe que faz sucesso, canta para ouvir a própria voz, e mostra seus muques por nada. Isso faz com que Blu morra de ciúmes, mas Roberto é uma boa pessoa, e é revelado que ele já passou por experiências traumáticas em cativeiro, que o levou à desenvolver terror por humanos. Só de ver uma pessoa, Roberto tem um ataque de pânico.

Aparência

Roberto é forte e tem peitorais maciços e porte exibido. Ele tem longas penas roxas na cabeça que se assemelham a longos cabelos que caem por sobre seus olhos cobrindo-os, fazendo com que ele frequentemente chacoalhe a cabeça para tira-los da frente. Suas penas são azul escuras quase roxas, com uma mancha mais clara que vai do bico e desce até o peito, onde se mescla com a cor do resto do corpo. Suas asas são grandes e escuras, e suas patas são enormes. Seus olhos são azuis.

Relacionamentos

Jade

Ele e Jade foram amigos de infância e são bem chegados. Ele à recebe na tribo com uma canção de boas vindas, e os dois logo passam a se chamar dos seus velhos apelidos de infância (Didi e Beto). Ela rapidamente aceita ficar no ninho dele com a família, e nem percebe o desconforto de Blu.

Blu

Roberto trata Blu muito bem, mas seu jeito faz com que Blu se sinta desconfortável em sua presença, porém Roberto não percebe isso. Ele não o destrata por ser doméstico, até mesmo não tomando o lado de Eduardo quando o mesmo lhe alerta de sua insegurança quanto a Blu. Roberto é também o único a não mostrar desapontamento com Blu quando ele faz o gol para o time errado causando a derrota do time. Ele confronta Blu quando ele vai ao acampamento de Linda e Tulio achando que ele está do lado dos humanos, mas descobre que ele é seu aliado.

Eduardo

Ele e Eduardo são bem íntimos e ele parece ter sido treinado para vigiar a tribo por ele. Ele é com quem Eduardo pode se abrir sobre suas frustrações e mesmo confiando a ele a luta pelas castanhas do Pará contra as Araras Cangas.

Bia, Carla e Tiago

Roberto diz que adoraria ter filhos, e empresta sua casa para eles ficarem. Ele também se diverte surfando com Tiago e ensinando-o truques de voo. Tiago passa a chama-lo de Tio Beto.

Felipe

Os dois parecem ter uma história de rivalidade principalmente em questão de futebol. Cada gol é como um ataque pessoal para eles, e sempre tentam se superar. No final, eles acabam trabalhando juntos para afastar os humanos.

Citações

  • "Vamos lá Didi, partiu!"
  • "Que papo maluco é esse? Não, vocês vão ficar no meu ninho. Eu estou de patrulha hoje a noite, minha casa é toda sua!"
  • "Ah, eu torci pra um dia ser abençoado com um bando de Betinhos só meus."
  • "Valeu, descansa em paz! Boa noite Di-Di"
  • "Humanos! Humanos!"
  • "Por que? Por que?"

Galeria