FANDOM


Infobox-Tulio
Tulio Monteiro
Informação gerais
Filme em destaque Rio
Rio 2
Curta metragem
Video games DS Version
Vozes Bandeiras-EUA  Bandeiras-Afiliados-Português do Brasil  Rodrigo Santoro
Informação de personagem
Espécies Humano
Gênero Masculino
Pseudônimos
Penas/Cabelo/Cor de pele Moreno de pele clara
Olhos Castanhos
Amigos Linda (esposa)
Fernando (filho adotivo)
Blu
Jade
Bia
Carla
Tiago
Inimigos Marcelo
Armando
Tipa
Chefão
Destino Vivo
Citação "Arara! Arara, arara, arara!"

Tulio Monteiro é um personagem em Rio e Rio 2. Ornitólogo (cientista que estuda aves) brasileiro, ele vai até os Estados Unidos encontrar com Linda e Blu (a suposta última Ararinha Azul macho), numa missão para salvar a espécie. Tulio leva os dois ao Brasil e acaba gostando de Linda, acabando ainda casado com ela, e adotando o menino Fernando.

Tulio trabalha no Centro de Conservação Ambiental no Rio de Janeiro, aonde cuida de aves vítimas de tráfico ilegal de animais silvestres. Mais tarde, ele e Linda abrem um santuário para cuidar da família das Ararinhas. Ele também ajuda a transformar uma parte da Amazônia em área de conservação ambiental para salvar as aves.

Biografia

Rio

Tulio aparece na livraria de Linda para trazer Blu para o Brasil, assim ele pode conhecer Jade e os dois podem salvar a espécie das Ararinhas Azuis.
Tulio2
Linda não gosta da ideia no início, mas Tulio a convence que essa é a única maneira, pois ele é o último macho da espécie.

Quando eles viajam ao Brasil, Tulio mostra a eles o Centro de Conservação onde trabalha, e Blu é colocado na gaiola de Jade. Tulio e Linda saem para jantar, mas são interrompidos pelo aviso de que as araras foram roubadas. Os dois espalham cartazes de procurados em todo o Rio de Janeiro. Fernando então aparece e lhes diz saber onde as aves estão. Tulio dirige até o local e eles entram na Favela Rocinha, onde descobrem que um grupo de contrabandistas pegou as aves raras.

Família Monteiro

Tulio e Linda se infiltram no desfile de carnaval para perseguir o grupo de contrabandistas com as aves roubadas, eles chegam até o avião dos traficantes mas não conseguem detê-los. Os dois ficam arrasados, porém, Blu volta trazendo Jade e Tulio cuida de sua asa quebrada. Tulio então abre um santuário junto à Linda e Fernando, que resolveram adotar. Os dois também abrem uma livraria no país.

Rio 2

Pena

No meio da floresta Amazônica, Tulio devolve uma ave reabilitada à floresta com a ajuda de Linda. Os dois acabam descobrindo uma pena de Ararinha Azul na mata. Logo, os dois saem no noticiário informando a possibilidade de haver mais aves da espécie.

Eles continuam procurando as aves, até que encontram madeireiros. Tulio diz à Linda que eles não devem se meter, mas Linda está revoltada e interroga o trabalhador. Tulio é capturado e Linda foge. Mais tarde, ela também é capturada e os dois são amarrados à uma árvore. Eles são mais tarde encontrados por Blu que os liberta.

Então os dois tentam impedir o desmatamento ficando enfrente a uma escavadeira. Quando vê as araras se manifestarem, Tulio desmaia. Os madeireiros são espantados dali, e Linda briga com um dirigindo uma escavadeira para salvar Eduardo, enquanto Tulio o tira do local de perigo. No final, eles transformam a área em um local de preservação. E encontram Nigel e Gabi, que despertam a curiosidade de Túlio, que os leva de volta ao Rio para estudar o relacionamento dos animais.

Personalidade

Tulio é engraçado, espontâneo, e doido por aves.
Mãezona
Ele é um ornitólogo e trabalha com os animais, mas além disso, conversa sobre aves no tempo livre e imita sons de ave para se comunicar. Ele pretende salvar a espécie das Ararinhas Azuis e para isso vai buscar Blu nos Estados Unidos. Ele acaba gostando de Linda, e os dois se casam, abrindo negócios juntos (um santuário e uma biblioteca) e adotam Fernando. Juntos, ele e Linda saem para a Amazônia para procurar por mais Ararinhas, e acabam achando pistas, os dois então entram em aventuras para salvar a selva.

Aparência

Tulio é magro, alto, e tem pele clara. Seu cabelo é marrom e curto penteado para traz. Ele usa óculos retângulos, uma camisa verde e, quando em trabalho, um jaleco.

Relacionamentos

Linda

Linda e Tulio4

Tulio se apaixona por Linda durante o tempo que os dois passam juntos tentando salvar a espécie das Ararinhas Azuis. Os dois acabam ficando juntos e cuidando de aves juntos, pois essa é uma paixão compartilhada pelo casal. Tulio conversa com Linda através de cacarejos e grunhidos que imitam aves. Apesar de ser estabanado, Linda o ajuda a fazer a parte pesada do trabalho.

Fernando

Tulio e Linda conhecem Fernando quando ele os ajuda a achar as araras roubadas. Apesar de ficarem desapontados com o menino por ter ajudado os contrabandistas, eles compreendem a situação e o adotam.

Curiosidades

  • Apesar de ser um ornitólogo, ele chama todas as aves de "pássaro", que é uma maneira popular porém incorreta de se referir a aves no geral.
  • Tulio alimenta aves direto de sua boca, apesar da saliva humana (de mamíferos) ser prejudicial à aves.
  • Tulio diz que comunicou a Blu saber que o "território é dele". Porém, araras não possuem território.
  • Apesar de salvar aves feridas, ter uma foto de galinha como fundo de tela do celular, e lutar para proteger a Amazônia, Tulio come carne (coração de galinha). O que é a principal causa da destruição da Amazônia em dias atuais.
  • Sua ave favorita é a coruja manchada.

Citações

  • ”Eu sou tipo uma mãezona pra eles.”
  • ”Olha! Cyanopsitta spixii!”
  • ”Minha fiel assistente... hehe quer dizer, querida esposa e colega!”
  • ”Vamo indo amor, se não nosso sambinha vira chorinho.”

Galeria

Rio 2